TRINDADE

Trindade é uma vila, que fica no município de Paraty, no estado do Rio de Janeiro. Esse bairro constitui-se por basicamente uma única vila de pescadores, com o comércio sendo regido pelos caiçaras, os nativos do lugar.

Ele se tornou um dos destinos importantes ao visitar Paraty, e recebe turistas do mundo inteiro devido suas praias. Uma parte de Trindade faz parte do Parque Nacional da Serra de Bocaina e por isso é completamente preservada. Ela fica há 30 quilômetros do trevo de Paraty.

Por lá, além de praias, você encontra muitos vendedores de artesanato e restaurantes com comidas locais. Tudo isso em um estilo rústico, que dá uma característica única para o lugar. Para quem está passando por Paraty, uma parada em Trindade é ideal.

Entretanto, não é um local que possui um milhão de coisas para fazer. O que chama a atenção dessa vila, é a tranquilidade, mesmo em alta temporada, que ela traz.

Quando ir em Trindade?                                                    

Decidir a época de quando visitar Trindade, ou o município de Paraty, é muito importante. A sua alta temporada ocorre durante o verão, período em que é muito calor, mas com chuvas frequentes. Em feriados prolongados o lugar também lota. Para quem quer ficar mais tranquilo, o melhor jeito é evitar essas duas épocas.

No outono, a chance de chuva é bem menor e os dias estão bem ensolarados e com a temperatura ideal. Além, de estar com bem menos movimento pelas praias. Em outros meses também é possível aproveitar bastante o dia em Trindade, por isso, independente de quando você pode viajar, saiba que tudo será ótimo.

O que fazer em Trindade

 o que de tão interessante Trindade tem para fazer? O principal de tudo são suas praias. São algumas praias que são melhores para cada tipo de pessoa.

A praia do Cepilho, é logo a primeira da vila. Ela não tem uma estrutura de restaurantes e tudo mais tão boa, pois o mar é bem mais agitado. É a praia ideal para quem quer praticar surf. Andando mais um pouco você encontra a Praia de Fora, que em baixa temporada quase não fica ninguém nela, mas é ótima para banho.

Depois você encontra a Praia dos Ranchos, que é a preferida dos turistas. Ela possui a melhor estrutura, com vários quiosques e costuma ser movimentada sempre. É uma boa para quem quer praticar mergulhos também. Essas três praias estão todas na mesma faixa de areia, então são bem próximas.

Há também a Praia do Meio, que é bem semelhante a Praia dos Ranchos em relação ao mar, mas tem uma estrutura bem menor. Logo após, encontramos a Praia do Cachadaço, que é acessível somente por trilha ou barcos. Ela é muito visitada, pois a partir dela que você chega nas piscinas naturais e na famosíssima Pedra que Engole, um dos pontos turísticos mais importantes de Trindade

A piscina Natural do Cachadaço está entre as prediletas dos turistas que visitam a Vila de Trindade. A piscina é formada por uma área de mar protegida por grandes pedras. A profundidade na maior parte não ultrapassa um metro.

Na Piscina do Cachadaço, não há uma grande porção de areia, por isso as pessoas costumam deixar os pertences nas pedras. A praia é ponto certo de parada, exatamente por isso costuma ser muito cheia nos finais de semana de sol.

A Piscina do Cachadaço está localizada no final da Praia do Cachadaço. Para chegar ao local, será necessário fazer uma pequena trilha de 30 minutos que passa pela Praia do Meio e Praia do Cachadaço. O acesso não é tão fácil e pessoas com problemas de locomoção podem encontrar dificuldades para enfrentar as pedras e lamas no final do trajeto. Quem preferir, poderá escolher fazer o percurso de barco a partir da Praia do Meio ou da Praia dos Ranchos, as duas em Trindade. O custo da viagem varia entre R$10 e R$20 e não demora nem 5 minutos. Para subir e descer do barco, será necessário entrar na água. Leve seus objetos protegidos. 


Para os adeptos ao nudismo, há a Praia dos Pelados, no qual também só é acessível por trilhas. Muitos turistas gringos costumam ficar por lá, por dar uma liberdade maior, igual as praias da Europa. Entretanto, hoje em dia essa praia é chamada de Pedra da Figueira, e sofreu algumas alterações devido à ação das águas do mar. 

São muitas praias, e para quem não tem muito tempo, é ideal que escolha as que mais encaixam em seu perfil e seguir para elas. Quem já está com um tempo sobrando, é interessante passar uma tarde ou manhã em cada uma, e conhecer mais sobre Trindade.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a pequena vila, pode começar a planejar sua próxima viagem para Trindade.

GRUPO TRINDADE “ARUTRIPS 2019”


Escrito por: Karen Akina

Fotógrafo: Naton

Guia turístico: Ricardo Cardoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *